ÉTICA
Defendemos um conjunto de valores, comportamentos dentro da Enoport, que assegure que as nossas ações sejam conduzidas de forma responsável, transparente e justa, esses princípios abrangem aspetos como honestidade, integridade, respeito, responsabilidade social e compromisso com a qualidade. A adoção de práticas éticas é fundamental para a construção de uma reputação solida, fortalecendo a confiança entre clientes, parceiros e colaboradores. Para isso estabelecemos diretrizes sobre código de conduta e divulgamos o nosso canal de denuncia.
CUMPRIMENTO DA LEI
A Enoport e os seus trabalhadores estão obrigados ao cumprimento da lei. Os colaboradores devem cumprir as normas e regulamentos internos.
CONFLITOS DE INTERESSE
Ocorre quando os interesses pessoais de um colaborador ou terceiro competem com os interesses da Enoport. Se ocorrer uma situação de conflito de interesse deve comunicar imediatamente ao seu superior/ e ao RH.
CARGOS FORA DA ENOPORT
Nenhuma atividade fora da Enoport deve ser levada a cabo pelos seus trabalhadores se interferir com as suas responsabilidades perante a Enoport, a menos que a companhia solicite a um colaborador que exerça uma atividade especifica fora da Enoport. Colaboradores exercerão as sua atividades e posições por sua conta e risco e no seu tempo livre.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
Os colaboradores não devem competir com a Enoport nem devem retirar vantagens pessoais de oportunidades de negócio de que tomem conhecimento durante o seu vinculo contratual a menos que a empresa expresse o seu desinteresse em aproveitar tais oportunidades.
INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS
A informação confidencial consiste em toda e qualquer informação, que não seja do conhecimento público, incluímos segredos comerciais, planos de negócios, planos de marketing e de vendas, receitas de produtos, processos de fabrico, bases de dados pessoais, informações salariais e outros dados não publicados. O sucesso contínuo depende da não divulgação dessa informação a terceiros. Os colaboradores devem usar os seus melhores esforços para que não ocorra uma divulgação intencional de quaisquer informações confidenciais.
FRAUDE/PROTEÇÃO DE ATIVOS
Os colaboradores não devem ter qualquer conduta fraudulenta ou desonesta que envolva os bens, os ativos e informação prestada. Os colaboradores devem ter especial cuidado e fazer o uso apropriado e correto dos bens da Enoport. Devem ainda procurar proteger os bens de danos, mau uso, fraude, roubo, desfalque e destruição. Essa obrigação atinge ativos tangíveis como intangíveis que incluem marcas e Know-how.
SUBORNO E CORRUPÇÃO
Os colaboradores não devem nunca diretamente ou por meio de intermediários oferecer ou prometer qualquer tipo de vantagem pessoal ou financeira para obter ou manter negócios. Também não devem aceitar quaisquer vantagens em troca de qualquer tratamento preferencial por parte de um terceiro. Os colaboradores não devem ser influenciados recebendo favores, nem tentar influenciar de forma impropria terceiros oferecendo favores. Nenhum colaborador deve aceitar ou oferecer dinheiro, empréstimos, subornos ou vantagens monetárias similares.
DISCRIMINAÇÃO E ASSÉDIO
A Enoport respeita a dignidade pessoal, a privacidade e os direitos pessoais de todos os seus colaboradores e está comprometida em manter um ambiente de trabalho livre de discriminação e assédio. Nesse sentido não devem discriminar com base na origem, nacionalidade, religião, raça, sexo, idade, orientação sexual ou efetuar qualquer tipo de assédio físico ou verbal. Os trabalhadores podem ser livremente sindicalizados, as horas de trabalho cumprem a lei geral do trabalho e os padrões da indústria. É proporcionado um ambiente de trabalho seguro e higiénico.
FALTA DE CUMPRIMENTO
É da responsabilidade do colaborador o total cumprimento deste código e procurar junto do seu superior hierárquico ou junto dos RH, orientação para “Tomar a decisão certa”.
COMUNICAÇÃO DE CONDUTAS IMPRÓPRIAS OU VIOLADORAS
Os colaboradores comunicarão práticas ou ações que possam ser consideradas inapropriadas de acordo com este código aos seus superiores hierárquicos ou junto dos RH. Os relatos podem ser feitos de forma anónima através do canal de denúncia.