HISTÓRIA
A NOSSA HERANÇA
O Grupo Enoport Wines resultou da união de algumas das mais antigas e prestigiadas empresas de vinho portuguesas, todas elas com cariz familiar e cada uma detendo uma especialidade vincada e definida que lhes valeu o reconhecimento nacional e internacional.
1881
João Camillo Alves decidiu comercializar, de forma organizada, vinhos de qualidade, fundando as Adegas Camillo Alves, a mais antiga empresa que viria a dar origem ao Grupo Enoport Wines.
1918
António Gonçalves Monteiro inicia a sua atividade nos vinhos e assume-se como um exemplo. Numa altura em que o País saía de uma situação económica difícil, o fim da I Guerra Mundial, mostra ao País com empenho e iniciativa, qual o caminho a seguir, fundando as Caves Monteiros e Cavipor.
1924
João Teodósio Barbosa, um visionário da história vinícola Portuguesa, viu mais além ao fundar as Caves Dom Teodósio. Apostando na inovação, levou a empresa ao reconhecimento como uma das pioneiras no comércio de vinho engarrafado.
1939
João Júlio Alves, empreendedor e estratega, cria com coragem e num cenário desfavorável, uma empresa especializada na venda de vinhos de marca, a famosa Caves Velhas – Companhia Portuguesa de Vinhos de Marca.
1940
José Moura Bastos ousou sonhar. Fundou as Caves Moura Basto e iniciou-se na produção de vinhos verdes das suas quintas, um dos tipos de vinho com maior consumo em Portugal e no Mundo.
1954
Acácio Moreira da Rocha fundou a empresa que mais tarde viria a ser conhecida por Caves Acácio.
2005
As várias empresas juntaram-se num Grupo que enfrentaria grandes desafios a partir daqui: construir uma identidade e cultura próprias, novas formas de pensar e agir, e uma dinâmica empresarial totalmente renovada.